cenário nº 1
Uma sociedade avançada, desenvolvida economicamente, prédios exuberantes, construções de luxo, vasto comércio com maravilhosas lojas, tudo do bom e do melhor.
Habitações luxuosas, mulheres exigentes, finas, elegantes, que valorizavam o que a vida pode lhes oferecer de melhor
Festas, ostentação, consumo exarcebado, luxo e riquezas.
cenário nº2
Um aglomerado de gente à margem da sociedade, oprimidos, roubados, impedidos de ter o essencial, trabalhadores escravizados ou escravos assalariados. Tristeza, engano, fome, frio, dor, cansaço, falta de oportunidades, opressão e desespero.
cenário nº3
Impunidade, os ricos mais ricos em detrimento aos pobres, cada vez mais pobres. A lei forjada, incapaz de atender ao pobre, porém serva do rico. A injustiça social sendo contemplada por todos, a lei favorecendo aos interesses pessoais.
Certamente esses cenários formam um retrato dos tempos odiernos. Identifica-se facilmente a classe dominante e a classe oprimida da sociedade atual. Sobretudo esses cenários fazem parte de uma outra época, duma época em que o povo de Deus estava dividido, Israel ao Norte e Judá ao Sul, Jeroboão II era o rei de Israel e esse povo vivia num período de abastança e riqueza (cenário nº1). Mas os olhos do Senhor são como chamas de fogo e Ele viu o pobre oprimido (cenário nº2).
O Deus de Israel, o nosso Deus, odeia a opressão econômica, detesta a injustiça social.
Deus chamou Amós, um profeta que não era profeta (7:14,15) para denunciar a injustiça social e proferir as Suas Palavras.
Hoje vivemos numa sociedade semelhante à sociedade de Israel, mas o mesmo Deus tem contemplado todas as coisas e nos chama, nós que não somos profetas, mas somos como Amós, trabalhadores, honestos, crentes, servos do Senhor, com compaixão, amor pelos perdidos, amor pelo oprimido, amor pelo próximo e indignados com a sociedade atual.
O Senhor Deus, na pessoa de Jesus Cristo, nos convoca, convoca a Sua Igreja para mudar o cenário atual, para não nos conformarmos com esse mundo injusto.
Vamos arregaçar as mangas e colaborar, interagir, projetar, transformar...
Nós somos portadores do amor, da compaixão, do zelo e do cuidado de Deus.
A Igreja tem a sua responsabilidae social;
- AJUDE INSTITUIÇÕES
- CRIE ESTRATÉGIAS NA SUA IGREJA
Amei o seu blog. deixe Deus te usar. Beijos
ResponderExcluir