quarta-feira, 8 de julho de 2009

DEUS CRIOU O MAL?

Isaias 45:7
"Eu formo a luz e crio as trevas; Eu faço a paz e crio o mal; Eu o Senhor , faço todas essas coisas."
O texto supracitado faz parte de uma profecia dada por Deus à Isaías, na verdade é um revelação de fatos que ainda iriam acontecer. Isaías viveu entre 740 a 618 aC e o reinado de Ciro só foi acontecer em 559-530 aC, 150 anos depois. O contexto está no capítulo 45:1-7 e trata-se de uma mensagem profética em relação ao Persa que seria Rei, chamado Ciro e que destruiria o Império Babilônico. Deus foi quem garantiu a vitória de Ciro, decretada neste texto.Deus mostra o seu poder e a sua soberania, nada acontece sem a Sua permissão e em tudo Ele tem um propósito abençoador mesmo em meio ao mal. O Senhor reina em qualquer situação. Muitas vezes nas Escrituras vemos Deus fazendo uso das situações contrárias, ou permitindo o mal para no final obter a justiça e mostrar o seu amor e bondade. Isto absolutamente evidencia que Deus tenha criado o mal.
O Problema do Mal
A ciência que trata de "problemas" é a filosofia e filosofia seria exatamente dar luz a problemas, para que haja respostas aos questionamentos do ser que pensa. A filosofia trata do problema do mal através da lógica, entretanto, não é simplesmente uma questão de pesar as provas positivas contra as provas negativas da bondade de Deus no mundo ou em seu plano divino. O problema do mal é um desafio muito mais sério para a fé cristã.
David Hume, filósofo escocês do século XVIII, endagou, dizendo: " Se Deus quer evitar o mal, mas não é capaz disso, então Ele é impotente. Se Ele é capaz, mas não quer evitá-lo, então Ele é malévolo. Se Ele é capaz de evitá-lo, como se explica o mal?"
Segundo Hume os cristãos não podem de forma lógica crer nas premissas; DEUS É ONIPOTENTE - DEUS É BENEVOLENTE - O MAL EXISTE. Que Deus é bom e todo poderoso há uma lógica, não há contradições nestas duas premissas. O problema só aparece quando apresentamos a terceira premissa, "O MAL EXISTE".
As três premissas: DEUS É TOTALMENTE BOM ; DEUS É TODO PODEROSO ; O MAL EXISTE. Esta aparente contradição é resolvida ao acrescentarmos uma quarta premissa: DEUS POSSUI UMA RAZÃO MORAL E SUFICIENTEMENTE BOA PARA A EXISTÊNCIA DO MAL.
Nos casos de Abraão, Jó e Jesus, Deus teve uma razão boa para a miséria humana envolvida. Apesar de não sermos capazes de entender porque Deus estava fazendo o que fez com eles, houve um propósito divino, e o resultado foi que nenhum deles e nem tão pouco nós estremecemos na convicção da bondade de Deus. (Gn 18:25 Rm 3:4)A justiça e bondade de Deus ficam além dos desafios e compreensão humana.
Conclui-se que o problema do mal não é uma dificuldade lógica, se Deus tem uma razão moral suficientemente para o mal existir, como a Bíblia ensina, então, a Sua bondade e poder não podem ser contestados.
O pecado e todas as misérias entraram neste mundo por meio da primeira transgressão de Adão e Eva, eles não confiaram na completa bondade de Deus. Assim como os descrentes que se recusam a aceitar a bondade de Deus. Quando aceitamos a bondade de Deus, solucionamos o problema do mal, qundo não aceitamos passamos a fazer parte do problema.
O que é o mal?
O mal não é uma coisa ou substância, antes é a falta ou a privação de algo bom que Deus fez.O mal é a corrupção das substâncias boas que Deus criou e não uma criação Dele.
Porque Deus na Sua Onipotencia não Destrói o Mal?
Deus não pode destruir literalmente todo o mal sem aniquilar o livre-arbítrio.A única maneira de destruir o mal seria destruíndo o bem do livre-arbítrio. Porém todos os acontecimentos e fatos, sejam eles bons ou maus, estão colaborando através do plano de Deus, para que em breve Deus derrote o mal preservando o livre-arbítrio. Sendo o mal a corrupção das substâncis boas que Deus criou, de onde veio essa corrupção ou quem corrompeu primeiro? Poderia ser Deus criador e destruidor de algo criado por Ele mesmo? Absolutamente, pois quem corrompeu uma das substâncis criadas por Deus foi Lúcifer.
Embora tenha sido criado por Deus, como todas as coisas, a atitude de Lúcifer não pode ser considerada como sendo de responsabilidade de Deus. Vejamos o que dizem as Escrituras em Isaías 14:13a e Ezequiel 28:2. Em ambos os textos tem a palavra coração no hebraico "LEB" que significa "lugar de rebelião e orgulho" A responsabilidde de Deus está em ter criado Lucifer, e Ele o criou perfeito, mas pela vontade do próprio Lúcifer foi desenvolvido a iniquidade. O mal como conhecemos surge então, apartir desta rebelião, como uma consequencia. Lúcifer é o responsável pela iniquidade pois ele corrompeu ou fez mau uso do livre-arbítrio.
O que é Livre-arbítrio?
Nenhum sistema moral será possível a menos que o indivíduo criado ou a critura seja considerado responsável pelas suas ações ou decisões. O Eterno plano de salvação, traçado por Deus, por intermédio de Cristo era um propóstito divino que antecedia à queda de satanás, não tendo sido arruinado por essa queda, porquanto a expiação, feita por intermédio de Cristo, era outra provisão para levar adiante os Seus propósitos e também um meio de cuidar dos péssimos resultados da rebeldia satânica. Deus produziu através dessa rebelião uma nova ordem de seres, Filhos de Deus, transformados à imagem de Cristo, seu Filho Amado.

30 comentários:

  1. Belos textos os seus Adriana! E pelo visto temos muitas preferencias em comum.

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog, o Genizah. Por lá, procuramos apresentar e defender O evangelho puro e sem mistura, mas cheio do AMOR que o nosso Pai nos deixou.

    Na maior parte do tempo fazemos isto com muito humor e bom gosto, afinal a alegria é a marca do cristão verdadeiro!

    E quando se trata de denunciar os vendilhões da fé, pegamos com força e esculhambamos mesmo, afinal, um pouco se subversão santa é sempre bom e nos lembra de onde viemos!

    Vamos te seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. moacir, rio claro, sp

    bom o texto só não concordo em vc dizer q satanas é lucifer que caiu fazedo referencia de isaias e ezequiel se prestar atanção as referidas passagens biblicas se tiverem conotação alem de sua revelação imediata aos reis em questão, estão falando uma sobre o homem e na outra sobre Jesus.
    só um exemplo: fala que ele(lucifer?) foi posto como guardião do edem ainda quando não havia supostamente caido, pra que ser guarda de alguma coisa, se não há do que guardar , ja que ele não havia pecado ainda, e olha la em genesis quem foi posto por guarda no edem, esse é só um exemplo de todo o contexto tem muitos outros é só ler e analizar...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.

    Muito abençoado e abençoador.

    Se for possível, gostaria de fazer com esta página uma parceria. Pode ser através de um blogroll.

    O meu blog é www.vivendooevangelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ola Adriana boa noite tem muta logica o que vc diz mas eu tenho perguntas e duvidas sobre (Deus) pergunta 1.quando Deus fez luicifer ele ja sabia que ele ia ser problematico.
    questão 2. Deus não pode ter sido traido por que só é traido quem nao sabe o futuro,outra questão se ele é uniciente,unipotente,o ser perfeito como ele faz pessoas imperfeitas (porque nós somos imperfeitos,assim como lucifer outra você fala do livre árbitrio m,as não existe livre árbitrio por que n´pos fazemos as escolhas mas ele ja sabe com antecipação o que nós vamos escolher ele pode ate dar um milhão de portas pra você abrir uma mas ele ja sabe qual você vai abrir ou seja o livre árbitrio é falso
    outra questão como um anjo pode pecar num lugar santo? outra questão como ele pode querer que nós sejamos o mais perfeito possivel se um anjo feito por ele não conseguiu ser, dentro do próprio santuário?
    e o pior vem agora:por que ele da continuidade numa batalha onde ele ja sabe que vai ganhar?.
    são perguntas e dúvidas como essas que eu me tornei ateu (e eu fui doutrinado dentro de uma IGREJA BATISTA.
    agradeço a oportunidade para me expressar e aguaedo uma resposta lógica sobre minhas perguntas e dúvidas obrigado
    meu email é:mariano_pqd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Livro Eu Sou o Arcanjo Lúicfer

    Gostaria de lhe dizer que tenho perfeita consciência do impacto que a palavra "Lúcifer" provoca (ainda) em muitas pessoas. Promover o esclarecimento da história galáctica desta entidade é, nesta altura do caminho ascensional, um factor determinante, pois ninguém ascenderá enquanto guardar qualquer tipo de rejeição nos seus arquivos secretos internos.
    Por isso, este Arcanjo diz numa das suas canalizações:
    Eu não sou quem tu pensas! Aquilo que tu pensas que eu sou é uma criação tua. Na tua santa ignorância, arrancaste-me as asas! Mas é só uma imagem, aquilo que criaste de mim. Achas que um Arcanjo pode ficar sem asas? Está na altura de conheceres a verdade, meu irmão. (…) Chegou a hora de explicar algumas coisas que vos poderão ajudar a libertarem-se de grande parte daquilo que vos apoquenta.

    http://www.luzdegaia.org/downloads/livros/diversos/Arcanjo_Lucifer_O_Portador_da_Luz_Vitorino_de_Sousa.pdf

    ResponderExcluir
  6. Lendo essas respostas eu fico cada vez mais impressionada com a duvida no coração das pessoas...o mal é apenas resultado da falta do amor de Deus no coração dos homens...E como Deus criou todas as coisas Ele designou serviços para cada anjo,tarefas, assim como criou para Adão,e ele também era perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é bom, e criou criaturas boas com uma qualidade denominada livre arbítrio. Infelizmente, as criaturas de Deus usaram este poder, que é bom, para trazer o mal ao Universo. E como fizeram isso? Ao se rebelarem contra o Criador. Então, o mal surgiu do bem, não direta, mas indiretamente, pelo mau uso do poder bom chamado liberdade. Desta forma, Deus é responsável por tornar o mal possível, mas as criaturas livres são responsáveis por torná-lo real.

      Excluir
    2. Deus criou a bíblia para nos ensinar tudo ; O diabo esta usando as religiões para interpretar a bíblia segundo suas próprias imaginações, aliás a bíblia não é para ser interpretada , porque o que ala diz é exatamente o que esta falando e o que ela esta falando e exatamente o que quer dizer , doutra forma como podemos confiar na mesma

      Excluir
  8. Boa noite, mas se deus sabe do futuro de tudo e de todos. Ele ja sabia mesmo antes de criar tudo e todos, q este fatos iriam acontecer. E mesmo assim os fez.

    ResponderExcluir
  9. enho perguntas e duvidas sobre (Deus) pergunta 1.quando Deus fez luicifer ele ja sabia que ele ia ser problematico.
    questão 2. Deus não pode ter sido traido por que só é traido quem nao sabe o futuro,outra questão se ele é uniciente,unipotente,o ser perfeito como ele faz pessoas imperfeitas (porque nós somos imperfeitos,assim como lucifer outra você fala do livre árbitrio m,as não existe livre árbitrio por que n´pos fazemos as escolhas mas ele ja sabe com antecipação o que nós vamos escolher ele pode ate dar um milhão de portas pra você abrir uma mas ele ja sabe qual você vai abrir ou seja o livre árbitrio é falso
    outra questão como um anjo pode pecar num lugar santo? outra questão como ele pode querer que nós sejamos o mais perfeito possivel se um anjo feito por ele não conseguiu ser, dentro do próprio santuário?
    e o pior vem agora:por que ele da continuidade numa batalha onde ele ja sabe que vai ganhar?.
    são perguntas e dúvidas como essas que eu me tornei ateu (e eu fui doutrinado dentro de uma IGREJA BATISTA.
    agradeço a oportunidade para me expressar e aguaedo uma resposta lógica sobre minhas perguntas e dúvidas obrigado
    meu email é:LESSALEMAO@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  10. Fui criado e doutrinado na Igreja Batista assim como você. Tenho estas mesmas dúvidas assim como você. Mas me tornar ateu??!! nunca..jamais...
    prefiro esperar que Deus me revele os mistérios espirituais no momento oportuno, crendo que haverá sim um céu de glória onde estarei na presença Dele. Descrer de Deus por mistérios a nós não revelados??? Olhe pra vida...olhe pra você!
    que Deus te abençoe...e te ilumine!
    Abraço

    Leia Deuteronômio 29.29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito todos, mais tenho que lhe dizer que Deus na bíblia manda estudar e chegar ao conhecimento. Enquanto você estiver de braços cruzados esperando uma luz vindo com respostas na sua frente você ficará sem respostas pra refutar com fundamento as perguntas.

      Excluir
    2. Concordo com você Jonas. Estão querendo entender o mal ! E estão cometendo-o sem saber . Por que não é mais fácil deixar para Deus a sua criação intocável, ou teria outro criador ?

      Excluir
    3. Concordo com você Jonas. Estão querendo entender o mal ! E estão cometendo-o sem saber . Por que não é mais fácil deixar para Deus a sua criação intocável, ou teria outro criador ?

      Excluir
  11. quando falamos de Deus estamos falando de uma religião, de principio judaica, porém sabemos que toda profecia e lei se cumpre em Cristo, portanto estamos falando de outra religião que não quebra da antiga mas continuidade e esta é o cristianismo. O cristianismo não foi criado por homens mas por Deus, e também não tem 100 ou 200 anos mas 2000 anos. Portanto quando nos perguntamos sobre- seja o que for- do cristianismo temos que olhar para trás e ouvir os cristões que nos antecederam. Neste ponto é muito importante sermos humildes. Os primeiros cristões nunca afirmaram que Deus criou o mal, no sentido de trazer do nada, mas o permitiu. Em genisis Deus olha todo que criou ver que é bom e abençoa, agora pergunto como Deus pode abençoar o mal e falar que é bom. Leia os padre da igreja.

    ResponderExcluir
  12. Questões. Infinitudes de respostas baseadas no achar; No limitar da mente humana; Do sempre questionar; Por entender uma ideia que nem mesmo esta expressada na bíblia, a saber, livre-arbítrio. A teologia é resposta humana para as questões que envolvem a complexidade e infinitude de um ser supremo, como definido nos textos acima onipotente, onisciente e onipresente? A resposta queridos irmãos é: Não. A teologia é palpável, ou seja, ela não é subjetiva; Ela não acha; Ela define. Tanto o mal, quanto o bem são subjetivos; Deverão ser estudados pela epistemologia, uma parte da filosofia cujo pai e Platão. Logo, gastemos o nosso tempo com questões práticas. Ex.: O caráter de Deus. Os braços da teologia são fascinantes; Porém ramificados; Cheios de visões e posições; Vertentes e sugestões. Vou me ater ao final do texto Is 45:7 _ "Eu o Senhor , faço todas essas coisas." Aos meus olhos podem ser boas; Más; Confusas; Perfeitas; Mas quem sou para questionar Deus? Pois se já o questiono, não o vejo como Deus; Mas como qualquer dividade; Condicionada por minha vontade e minha devoção. Só mais um texto. "Jo 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros [adoradores] adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." Fica o questionamento: Qual é o principio que tens usado para procurar Deus; Os da carne ou os do Espírito. Sejam abençoados e boa tarde.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!!!!! Quanta asneira!!!! como se Deus precisasse do pó que somos nos para O defender....somos nos que precisamos Dele para nos defender e nao o contrario, é clarto que Deus tambem criou o mal, poque se nao fosse assim o mal teria se criado sozinho, entao abririamos um preceito, o que mais poderia ter se criado sozinho????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse que Deus criou o mal e que somos nós que precisamos dele. Quero te perguntar uma coisa! Como você acha que precisamos de Deus se ele é mal? Porque se ele criou o mal ele é mal, se ele criou o mal é porque quis usar, se ele criou o mal ele não é completamente bom, o que me diz? Você confia num Deus mal? Num Deus que criou o mal?

      Excluir
    2. Também entendo assim ! Se Deus é o criador tudo saiu de seu pensamento. Ou teria outro Deus criador? Sabemos que o mal existe, então porque procurá-lo ! Se ele não fosse criador do mal, então porque criou a árvore da ciência do bem e do mal? Quem contender com o criador e teve paz. Deus criou e eu como serva obediente não tenho que usá-lo .

      Excluir
    3. Deus criou o mal, faz a ferida e cura , ele diz acontecerá um mal na cidade que eu não tenha feito, ele endureceu o coração de faraó para não deixar Israel ir , ele levantou o rei da síria depois o rei da Pérsia para abater nações , falou por parábolas para que os ouvintes não entendessem etc, Tudo isso para mim mostra que Deus é soberano nada existe ou acontece sem ele. Ele criou o bem e criou o mal em oposição e faz os justos vencer o mau. Sertamente que Deus é bom e Justo, ele ser criador até do mal não contamina sua justiça , se alguém acredita que isso faria Deus ser mau , então eu não sei lhe explicar , sei que eu creio em Deus e creio na Bíblia e tudo isso que eu falei está na Bíblia e como alguém pode crer na Bíblia e falar contra todas essas coisas que a Bíblia diz , ou você vai fazer como esses intérpretes da Bíblia que a Bíblia diz uma coisa ele diz que quer dizer outra, pense bem nisto .A Bíblia é fiel e verdadeira , Deus a inspirou e também cuidou para que tenhamos traduções fieis nas mãos , Deus não deixou sua palavra se perder em meio às traduções , o homem poderia errar nas traduções mais Deus está no cotrole , confie em Deus e confie na Bíblia não a mude ela é fiel.

      Excluir
  14. mas se Deus é onisciente (sabe todas as coisas do passado, presente e futuro), Ele sabia que ao criar Lúcifer estava criando consequentemente a corrupção e o mal, pois futuramente sabia que o Arcanjo criado por Ele se rebelaria, levando danação ao restante de sua criação. com que proposito deus criou o mal a partir de uma criação sua que foi Lúcifer?

    ResponderExcluir
  15. EU SÓ ALMEJO UMA COISA NA MINHA CAMINHADA CRISTÃ: NÃO ABRIR MÃO DA MINHA FÉ PARA SALVAÇÃO DA ALMA EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  16. EU SÓ ALMEJO UMA COISA NA MINHA CAMINHADA CRISTÃ: NÃO ABRIR MÃO DA MINHA FÉ PARA SALVAÇÃO DA ALMA EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito que Deus criou o mal sim, com o objetivo de o homem e os anjos terem opção de escolha
    Para que livre arbítrio se eu tenho só um caminho?
    A serpente ou o dragao,foi criado com essa finalidade.
    Deus em sua sabedoria divina criou o ser humano,para ele,só que ele queria que esse ser o service verdadeiramente por escolha, pra eu escolher eu preciso de duas opções
    Deus não é mal, por isso criou satanás para essa vinalidade.
    Se o criador não tivesse colocado a árvore do conhecimento do bem e do mal no edem e não tivesse dado uma advertência como Adão e Eva iria colocar seu livre arbítrio em prática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Fabíola! Pessoas querem aniquilar o poder de Deus,e não sei com qual propósito. De onde querem tirar esse mal , será que do mesmo lugar que estão os ETs ? Será que não seria mais fácil acreditar que tudo Deus fez e criou. E se você não aceita tal coisa , então não procure o mal para ninguém, seja sempre uma pessoa de bom coração e excelente índole.

      Excluir
  19. Cada um que tire suas conclusões, isso também é uma dádiva de Deus , cabeças pensantes. O que eu entendo de Deus é que ele criou todas as coisas e sem ele nada existiria. Então de onde vocês estão querendo trazer o mal ? O homem quer se justificar a todo momento. Se você sabe que a arma foi feita para matar , então se você possui uma e mata alguém, se justificará do quê? Assim é Deus ele criou o mal para entendermos o que é o bem . Mas não precisamos provar desse mal para saber seu sabor. E nem Deus precisa se justificar por tê-lo criado . Ele é Deus e pronto!

    ResponderExcluir
  20. Um monte de ladainha simplesmente pra tentar justificar o que o Soberano falou através de Isaías: EU CRIO O MAL. "O ser humano precisa aprender a se adequar ao que está escrito e não adequar o que está escrito com o que pensa."

    ResponderExcluir
  21. qual capítulo esta explicitamente o tal de livre-arbítrio. Eu vejo explicitamente predestinação Rm 8:29,30

    ResponderExcluir